www.nutricaointeligentesuplementos.com

(34) 3219-0180
<< Página anterior

Aeróbico: Antes ou depois da musculação?

Aeróbico: Antes ou depois da musculação?

Aeróbico: Antes ou depois da musculação?

Atividades aeróbicas são essenciais para a saúde do corpo e para melhorar o sistema cardiovascular e, assim como a musculação, deve ser praticada constantemente. É importante buscar aliar as duas práticas nos treinos para obter todos os benefícios para o corpo e saúde. Porém, muito se questiona nas academias se o ideal é realizar o exercício aeróbico antes ou depois da musculação. Na verdade, não existe uma resposta genérica, pois dependerá do objetivo de cada praticante, ou seja: emagrecimento, ganho de massa muscular ou resistência aeróbica de longa duração.

Emagrecimento

Para aqueles que buscam obter um corpo com menos gordura e mais massa magra a resposta correta seria “tanto faz”. Neste caso, não há uma regra do que ajuda a acelerar o resultado, pois o importante é o gasto calórico total no pós-treino somando as duas atividades com a finalidade de obter um balanço calórico negativo satisfatório ao final. Algumas outras pesquisas na área podem incentivar o exercício aeróbico após a musculação, pois durante a musculação o corpo utiliza os estoques de glicogênio e, ao realizar o aeróbico o corpo passará a queimar a gordura corporal como fonte de energia, melhorando os resultados.

Hipertrofia

Se o objetivo for o ganho de massa corporal deve-se optar pela musculação primeiro e depois o aeróbico. Isso porque você evita que exercícios aeróbicos consumam o estoque de glicogênio que será necessário para melhorar seu desempenho no levantamento de pesos na intensidade recomendada para a hipertrofia. Isso ocorre pois realizar o aeróbico primeiro irá gerar uma fadiga antes da hora, fazendo com que o treino de musculação seja menos intenso do que deveria. Na busca pela hipertrofia máxima, como aqueles que almejam ser fisiculturistas, recomenda-se a prática de atividade aeróbica apenas por 20 minutos e de duas a três vezes por semana, para não gerar catabolismo.

Endurance

O aumento da capacidade cardiovascular e resistência da capacidade aeróbica é buscado por maratonistas e outros corredores. Neste caso, como a prioridade é melhorar essa capacidade deve-se iniciar o exercício aeróbico antes da musculação, pois, caso contrário, ao iniciar o cardio a atleta já estará esgotado e seu desempenho no aeróbico irá decair. Para que todos os substratos energéticos estejam disponíveis totalmente no momento do treino aeróbico é imprescindível o início do aeróbico antes da musculação.
Assim, deve-se sempre buscar iniciar a atividade que é prioridade e que irá interferir menos no seu foco principal, buscando atingir um objetivo satisfatório e melhorar o desempenho final.

<< Página anterior

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>