www.nutricaointeligentesuplementos.com

(34) 3219-0180
<< Página anterior

Bicicleta na subida: Pedalo em pé ou sentado?

Bicicleta na subida: Pedalo em pé ou sentado?

Bicicleta na subida: Pedalo em pé ou sentado?

Quando alguém está andando de bike e se depara com uma subida, a dúvida que não quer calar é: devo subir em pé ou sentado? Bom, na verdade, existem alguns fatores que devem ser levados em consideração na hora de tomar essa decisão. Treinar em pé pode melhorar o condicionamento cardiovascular, já pedalar sentado pode melhorar a força e tonificação dos músculos. Entenda quais os principais pontos a serem observados e como obter os melhores benefícios de uma subida na bike.

Inclinação da subida

As subidas que são levemente inclinadas devem ser realizadas sentadas, já aquelas mais íngremes devem ser realizadas de pé. Pedalar em pé traz a vantagem de poder usar o peso do corpo para aliviar a sobrecarga dos músculos das pernas, porém, em contrapartida, o esforço cardiovascular é muito maior do que o sentado, o que fará com que uma pessoa fique mais ofegante em menos tempo.

Comprimento da subida

Quanto mais comprida e longa for à subida mais benefícios em subir em pé, pois o seu corpo irá gerar uma potência maior, com o peso corporal consegue-se gerar transferência de força nos pedais, aliviando o esforço das pernas. Com subidas longas fica mais fácil também subir mais rapidamente em pé.

Tipo de competição

A escolha também varia de acordo com a competição que se participa. Um ciclista pode preferir ficar em pé, enquanto um triatleta ou contra-relogista vê mais vantagens em ficar sentado, pois manter o ritmo é mais inteligente. O ciclista tem mais facilidade em acelerar quando em pé e assim pode se manter sempre à frente de outros competidores. Em trilhas pedalar em pé significa perda de tração, por isso, sempre se indica pedalar sentado, diminuindo as chances de a roda traseira escorregar.

Massa corporal

Uma pessoa mais magra pode ter mais vantagens em permanecer em pé durante uma subida por conseguir acelerar mais do que outra pessoa com uma massa corporal maior e que se sentirá fadigada mais rapidamente. Leve isso em consideração na hora da decisão.

Velocidade

Se você estiver a 20km/h ou mais aconselha-se ficar sentado, agora se a velocidade for menor que isso pode-se investir na subida em pé para acelerar um pouco. Se o vento estiver muito forte prefira subir sentado.

Cansaço

A fadiga costuma ser maior em subidas longas e íngremes e, neste caso, a melhor opção seria alternar as duas maneiras para evitar fadiga muscular. Quando o cansaço bater pedale de pé para dar um alívio à musculatura e evitar lesões.

E você pedala em pé ou sentado? Deixe seu comentário em nosso blog!

<< Página anterior

One comment on “Bicicleta na subida: Pedalo em pé ou sentado?

  1. on outubro 10, 2015
    Claytin silva disse:

    Ótima opção, recomendo!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>