www.nutricaointeligentesuplementos.com

(34) 3219-0180
<< Página anterior

Exercícios aeróbicos, antes ou depois da musculação?

Exercícios aeróbicos, antes ou depois da musculação?

 Exercícios aeróbicos, antes ou depois da musculação?

Muitas pessoas se perguntam, principalmente iniciantes, se o ideal é realizar exercícios aeróbicos antes ou depois da musculação. Essa é a dúvida que não quer calar! O fato é que não existe uma única resposta que seria a verdade universal, pois dependerá do objetivo do frequentador da academia. Confira!

Perda de peso

Se o objetivo principal for emagrecer, então não há uma regra muito clara sobre qual é melhor fazer primeiro. O que interessa aqui é o gasto calórico total ao final do treino e o valor será o mesmo independentemente se você fez primeiro aeróbica ou musculação. Porém, certas pesquisas afirmam que o efeito emagrecedor é potencializado após a musculação, pois na musculação o estoque de glicogênio é esgotado fazendo com que no exercício aeróbico se utilize gordura como energia, que será queimada. Começando o aeróbico primeiro será preciso um aquecimento de uns 20 minutos para que o organismo comece, de fato, a eliminar gordura.

Ganho de massa muscular

Se o seu objetivo for a hipertrofia você deve, sem dúvida, começar a musculação primeiro, pois você evita que os aeróbicos acabem com seus estoque de glicogênio que é extremamente necessário para um bom desempenho na musculação. Os exercícios aeróbicos podem gerar uma fadiga antecipada na musculatura que irá atrapalhar sua performance. Quem busca a hipertrofia pode nem querer realizar atividades aeróbicas, mas elas são importantes para melhorar a saúde do coração, por isso, reserve uns 20 minutos após a musculação para exercícios aeróbicos de intensidade moderada, pois, mais do que isso pode gerar catabolismo.

Endurance

Agora, se o seu objetivo principal for melhorar sua capacidade de resistência aeróbica e a capacidade cardiopulmonar o mais recomendado é começar pelos exercícios aeróbicos. Corredores ou outros esportistas que precisam melhorar seu condicionamento físico e resistência em atividades de longa duração precisam realizar exercícios aeróbicos antes para aumentar seu potencial naquela atividade. A musculação deve ser realizada depois e de maneira comedida para não sobrecarregar os músculos já fadigados, principalmente após um treino intenso.

Considerações

Em resumo, basta ter em mente qual o seu objetivo para definir qual atividade deve ser realizada primeiro, para que a principal tenha todo o estoque de glicogênio necessário e substratos energéticos (carboidratos e gorduras) disponíveis em sua totalidade no momento da prática. Lembre-se de aproveitar os benefícios de ambas as modalidades, pois não importa qual o seu objetivo uma sempre pode agregar benefícios a outra e vice-versa.

<< Página anterior

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>