www.nutricaointeligentesuplementos.com

(34) 3219-0180
<< Página anterior

O que é o índice glicêmico e qual sua importância?

O que é o índice glicêmico e qual sua importância?

O que é o índice glicêmico e qual sua importância?

Índice glicêmico é considerado um sistema de classificação de 0 a 100 utilizado para medir o efeito que os alimentos ingeridos interferem nos níveis de açúcar no sangue. Os alimentos que geram alterações no índice glicêmico são os carboidratos, pois são os únicos que são quebrados em açúcares no organismo. Alguns carboidratos que possuem índice glicêmico superior a 70 são aqueles que são digeridos rapidamente, liberando um alto teor de açúcar no sangue de uma só vez, seguido por uma baixa nos níveis, podendo levar a hipoglicemia. Já os carboidratos com baixo índice glicêmico são digeridos lentamente e, por isso, liberam o açúcar de forma gradual no organismo.

Importância do índice glicêmico para emagrecimento

O índice glicêmico dos alimentos consumidos é importante para saber quanto de açúcar está entrando no seu organismo e em qual velocidade e assim poder equilibrar esses níveis sem interferir na sua dieta. Os alimentos com alto IG e que levam a um abrupto aumento de açúcar e depois uma queda podem fazer com que uma pessoa sinta fome mesmo após comer, o que pode interferir no emagrecimento, levando a compulsão por alimentos engordativos. Já os com baixo IG são mais indicados por quem busca a perda de peso por manter os níveis de açúcar constantes no sangue, dando mais sensação de saciedade por mais tempo.

Importância do índice glicêmico para diabetes

Para diabéticos ou pessoas com predisposição genética para a doença deve-se optar por alimentos com baixos índices glicêmicos justamente para manter os níveis de açúcar equilibrados no corpo. Os portadores de diabetes tipo 2 não respondem ao hormônio insulina, responsável por regular os níveis de açúcar no sangue, que permitem a absorção do açúcar das células, gerando energia, por isso, a ingestão de alimentos de baixo teor de IG pode ajudar no desempenho desse papel.

Importância do índice glicêmico para musculação

Esportistas, atletas e frequentadores de academia podem ver vantagens em consumir alimentos com alto índice glicêmico para aumentar rapidamente suas necessidades de açúcar e energia para desempenhar suas atividades. Portanto, alimentos com alto teor de IG podem ser ingeridos logo antes ou logo depois dos treinos e esportes para dar um impulso energético rápido ao organismo, melhorando a performance quando ingerido no pré-treino e para recuperar o açúcar perdido no pós-treino. A batata é um exemplo de alimento com alto IG, já os feijões e pães integrais tem baixo IG, portanto, opte por aqueles que trarão mais benefícios para sua saúde e para atender seus objetivos de boa forma.

<< Página anterior

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>