www.nutricaointeligentesuplementos.com

(34) 3219-0180
<< Página anterior

Problemas na deficiência de vitaminas

Problemas na deficiência de vitaminas

Problemas na deficiência de vitaminas

A deficiência de vitaminas no organismo, mais conhecido como hipovitaminose ou avitaminose costuma ser causada por uma alimentação incompleta e irregular, mas também pode ser ocasionada por problemas de saúde, em que o corpo não consegue absorver os nutrientes. A deficiência de cada grupo de vitaminas no corpo pode trazer certos problemas e sintomas específicos como você pode observar abaixo.

Deficiência de Vitamina A:

Leva a cegueira noturna, xeroftalmia, infecções secundárias, problemas no osso, hidrocefalia, queratomalácia, cálculos renais, diminuição do crescimento e imunodepressão.

Deficiência Vitaminas do Complexo B:

O complexo B é extremamente importante para o corpo e a sua carência pode resultar em inúmeras condições médicas. Por exemplo, a falta da vitamina B pode levar ao beribéri. Outros problemas médicos que podem surgir são: ariboflavinose, pelagra, falta de piridoxina, falta de biotina que leva a dermatite, alopecia, seborreia, eczema e retardo no envelhecimento, falta de folato que leva a anorexia, apatia, anemia, dor de cabeça, fadiga, falta de ar, distúrbios alimentares, ulcerações na boca, insônia, fraqueza, falta de memória, etc.

Deficiência de Vitamina C:

Podem resultar em escorbuto em que os sintomas são dores nas articulações, hemorragias nas gengivas, feridas que não cicatrizam e desestabilização dentária.

Deficiência de vitamina E:

A vitamina E está diretamente relacionado às funções do cérebro. Sua falta leva a alterações neurológicas degenerativas da medula como redução de reflexos e sensibilidade vibratória.

Deficiência da Vitamina K:

Pode levar a hemorragia, calcificação da cartilagem, problemas ósseos, etc.

O que fazer?

Todas as vitaminas podem ser obtidas a partir do consumo de alimentos variados, principalmente frutas e legumes. A melhor forma de obter essas vitaminas é optando por consumir um pouco de cada grupo, obtendo um prato harmonioso com alimentos sempre frescos e o mais orgânico possível. Porém, no caso de algumas pessoas que possuem uma alimentação defasada ou possuem restrições em consumir certos tipos de alimentos, uma opção é a suplementação. Existem vitaminas em forma de suplementos vitamínicos que podem saciar as necessidades do corpo, contribuindo para um organismo em pleno funcionamento.

Tratamento

Em alguns casos menos sérios, em que a falta de vitamina leva a pele seca e promove cansaço, o problema pode ser rapidamente resolvido com uma mudança dos hábitos alimentares. Em casos mais graves como cegueira noturna a suplementação por injeção pode ser importante para reversão mais eficaz do quadro. Mas, lembrem-se, os suplementos servem apenas como um complemento e nunca deve substituir completamente o consumo de alimentos.

<< Página anterior

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>