www.nutricaointeligentesuplementos.com

(34) 3219-0180
<< Página anterior

Qual é a melhor frequência para treinar?

Qual é a melhor frequência para treinar?

Qual é a melhor frequência para treinar?

Essa pergunta é muito realizada por pessoas que frequentam academias, porém não existe uma resposta pronta. Cada caso é um caso e deve ser analisado por um profissional de Educação Física. Na verdade, a frequência do treino depende de alguns fatores como biotipo, objetivo da pessoa, ou seja, se quer emagrecer, ganhar hipertrofia, apenas manter o peso, etc. Outro fator que deve ser levado em consideração para saber a frequência de treino é o tempo que cada um tem disponível na agenda para praticar exercícios. As pessoas estão sempre muito ocupadas e estressadas e é preciso se comprometer com um período de treino semanal sem furos para se alcançar determinado objetivo.

Recomendação da OMS

A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda uma prática de 4 sessões em dias alternados de no mínimo meia hora para a manutenção de uma vida equilibrada e saudável. Porém, pessoas que querem treinar mais “pesado” para fortalecer os músculos ou emagrecer podem realizar atividades por cinco dias na semana em períodos mais reduzidos de uma hora ou diminuir os dias da semana e permanecer por mais tempo, como três horas por dia. Evite treinar os sete dias da semana, pois apenas atletas de alto nível seguem esse ritmo para manter uma sobrecarga adequada. Seres mortais devem ter de dois a três dias de descanso para que a regeneração muscular se concretize de forma adequada.

Dicas cruciais

Difícil determinar uma frequência de treino geral, uma vez que as pessoas são diferentes e possuem objetivos diferentes, mas descansar aos finais de semana e reservar uma folga no meio da semana para quebrar o treino pode ser uma ótima alternativa. Os treinos realizados ao longo da semana devem ser divididos entre pernas, costas, peitoral, braços, abdominal e lombar. O ideal é intercalar os exercícios de cada parte do corpo, para não sobrecarregar um único músculo.

Lembre-se que estabelecer qual é o seu objetivo é fundamental para determinar a frequência do treino. Um fisiculturista, por exemplo, dificilmente atingirá seu objetivo treinando 4 vezes na semana, assim como alguém que queira apenas manter um bom condicionamento físico não precisa treinar 7 dias ininterruptos com treinos pesados.

 Uma última dica é optar, se possível, por treinar menos dias por mais tempo do que treinar por 20 a 30 minutos todos os dias. Isso porque a qualidade dos treinos melhora muito quando os exercícios são realizados de forma prolongada e sem pressa.

<< Página anterior

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>