www.nutricaointeligentesuplementos.com

(34) 3219-0180
<< Página anterior

Qual a importância da vitamina D?

Qual a importância da vitamina D?

Qual a importância da vitamina D?

Você provavelmente já deve ter ouvido falar na tal “vitamina do sol”, mas, você sabe quais os benefícios dela e porque ela é tão importante para o ser humano? A vitamina D é chamada de vitamina do sol justamente por ela poder ser adquirida através dos raios solares em contato com a pele, mas não é apenas através desse método que ela pode ser obtida. A vitamina D também está presente em alimentos e inclusive é muito recomendado consumi-los, uma vez que apenas através da exposição solar não é possível abastecer todos os níveis necessários da vitamina no organismo. A função dessa vitamina no organismo é, basicamente, colaborar na absorção do cálcio e do fósforo no intestino grosso, mas novos estudos apontam outras funções e benefícios.

Onde posso encontrar vitamina D?

Além do sol você pode encontrar a vitamina D em alguns alimentos como peixes gordurosos e laticínios basicamente, como: ovos, óleo de fígado de peixe, peixes de água salgada como a sardinha e o atum, carne bovina, leite e manteiga. Se não for possível adquirir todos os benefícios através da alimentação, vale apelar para a exposição solar (de 15 a 20 min por dia) e suplementação, claro, sob orientação médica para evitar efeitos colaterais relacionados ao excesso da ingestão.

O papel da vitamina D contra as doenças

Outros estudos mais recentes apontam que a vitamina também pode ter papel fundamental no combate ao estresse, na síntese de melanina e diferenciação da pele e sangue. Também pode ajudar no tratamento da atrite reumatoide e esclerose múltipla. A falta desse nutriente pode desencadear 17 tipos de câncer como o da mama, próstata e melanoma. Além disso, sabe-se que ela também ajuda no controle da diabetes, pois a falta dela pode favorecer o surgimento da doença. A vitamina D é importante também para o desenvolvimento do cérebro, por este motivo, é essencial no tratamento de autismo. Ela deve ser consumida nas quantidades indicadas (5.000 a 10.000 unidades em pessoas com mais de 50 kg), pois o seu excesso pode prejudicar os rins e aumentar a absorção de cálcio.

Qual a importância da vitamina D?Quais os benefícios da vitamina D?

Para começo de conversa, a vitamina D sempre foi indicada no fortalecimento dos ossos, uma vez que atua diretamente no controle do cálcio, prevenindo assim fraturas. Além disso, outros benefícios não tão divulgados se referem à regulação das taxas do hormônio estrogênio nas mulheres em menopausa evitando a osteoporose, melhora do funcionamento dos nervos, coagulação sanguínea, crescimento celular e até mesmo para dar mais energia às atividades. Ela também aumenta a imunidade do organismo, prevenindo assim, o aparecimento de gripes e resfriados, ou seja, proporciona uma vida saudável em vários aspectos.

<< Página anterior

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>