www.nutricaointeligentesuplementos.com

(34) 3219-0180
<< Página anterior

Qual a importância das frutas na alimentação?

Qual a importância das frutas na alimentação?

Qual a importância das frutas na alimentação?

As frutas são alimentos essenciais ao ser humano por vários motivos. Para começar elas possuem baixo valor calórico, sendo assim aliados do emagrecimento.  São também excelentes alimentos para criação de pratos, pois podem integrar refeições salgadas criando um contraponto e um sabor agridoce, sobremesas, sucos, bolos, vitaminas e até saladas! Além disso, são ricas fontes de vitaminas e contribuem para a redução de doenças crônicas como o câncer, outras doenças ligadas ao coração e diminuição da mortalidade.

Quantidade por dia

Você sabe quantas porções de frutas deve consumir por dia? Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a quantidade ideal para consumo de um adulto é de 3 a 5 porções, o que corresponde a 400 gramas. A quantidade recomendada de consumo para crianças com menos de 2 anos são 2 porções que corresponde a 100 a 150 gramas. Já crianças de 2 a 3 anos devem consumir três porções diárias que corresponde de 200 a 300 gramas.

A necessidade de cada pessoa pode sofrer variações, por isso é indicado buscar um nutricionista para que faça uma análise e um aconselhamento caso a caso. Indica-se variar o cardápio, consumindo diferentes tipos de frutas, uma vez que cada uma delas fornece diferentes vitaminas, sais minerais, flavonoides e fibras alimentares.

Benefícios das frutas

Para se ter uma ideia apenas 20% da população brasileira consome fruta diariamente, o que é um erro. Talvez por isso os índices de obesidade e de mortes por doenças crônicas sejam tão recorrentes no país. Essa mudança de hábito deve ser praticada no dia a dia com a inserção desses alimentos de maneira equilibrada.

A fruta tem alto valor nutricional e, geralmente, baixo valor calórico, com algumas exceções como o abacate, que é rico em gordura, por exemplo. Possui alta taxa de fibras, água e vitaminas, sendo assim uma aliada quando o assunto é perda de peso e combate à obesidade. A presença de fotoquímicos na sua composição combate também doenças relacionadas à má alimentação e é responsável pela renovação de tecidos celulares.

Doenças evitadas

Algumas doenças que podem ser prevenidas com o consumo de frutas são o Mal de Alzheimer, câncer, doenças cardiovasculares, cataratas e outras relacionadas ao envelhecimento. É responsável pela redução do colesterol ruim (LDL) e por isso reduz os riscos de adquirir doenças do coração. Além disso, contribui para a regulação da flora intestinal, importante para o bem estar psicológico e o bom humor. E aí, precisa de mais algum motivo para começar a comer frutas?

<< Página anterior

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>